Acidentes geram problemas para o meio ambiente

Acidentes geram problemas para o meio ambiente

O derramamento de óleo nas águas de oceanos, rios e demais afluentes comprometem o bem-estar ambiental e também resulta em prejuízos para organizações, uma vez que elas são obrigadas a pagar multas por causa dos acidentes que ocasionalmente acontecem durante suas operações nas águas do Brasil.
Mas esses danos podem ser evitados se as empresas adotarem medidas preventivas, para minimizar os impactos destes desastres. Uma das práticas é ter em suas unidades de trabalho produtos absorventes de óleo para eventuais emergências.
O diretor da Hydro Clean, empresa de Minas Gerais que produz esse material, Jader Martins, afirma que esse investimento é essencial para as organizações. “Quando ocorre uma catástrofe desse porte, cada segundo perdido faz com que ocorra uma grande degradação ambiental. Portanto, se as empresas se estruturarem para combater este problema o prejuízo dela e do meio ambiente será menor”.
No mês de agosto, a Justiça do Paraná condenou a Petrobras a pagar R$ 610 milhões em indenização por danos ambientais, em função de um vazamento de óleo que ocorreu em 2000 no município de Araucária, que fica a 27 quilômetros de Curitiba. A empresa também terá que pagar US$ 775 mil por contaminação do solo e do ar.
Outro local que também sofreu com acidentes deste tipo foi Barbacena. Em abril deste ano mais de 40 mil litros de óleo diesel foram derramados no Rio das Mortes, principal manancial da cidade.
Jader afirma que se houvesse nos locais absorventes de óleo prontos para serem utilizados os danos seriam menores. “No caso específico de Barbacena, seriam necessários aproximadamente 7 toneladas do produto  para resolver o problema. O custo dessa quantidade seria de aproximadamente 70 mil reais, ou seja ,bem menor que o valor para remediar o problema, minimizando o impacto no meio ambiente. Acidentes desta natureza devem ser atacados imediatamente, pois a medida que o tempo passa a situação deteriora exponencialmente”.

Como funciona – Um dos produtos existentes no mercado e com eficiência comprovada é o Oil Sorb. Produzido pela empresa mineira Hydro Clean, o material é um absorvente natural, cujas principais características são o fácil manuseio, a absorção imediata dos resíduos e o descarte econômico e sustentável.
Outra vantagem é que ele absorve até 6 vezes o seu peso, quando o recomendado é que a capacidade seja de até 5. Além disso, ele não é tóxico e suas substâncias são compostas por minerais.

Conheça mais sobre nossos produtos em www.hydroclean.com.br.

 

Compartilhar:

2 Comments

  1. Afranio F Machado
    18 de setembro de 2013 · 11:42

    Parabéns, Prof. Jader Martins, pela sua contribuição à qualidade do meio ambiente brasileiro. Afranio F Machado Eng. Químico e Metalurgista

    1. Hydroclean
      24 de setembro de 2013 · 1:02

      Obrigado Dr. Afranio. Ficamos muito feliz com seu comentário e esperamos o que você compartilhe seu entusiasmo com seus amigos. Saudações, Prof.Jader Martins - PhD