Hydroclean

Blog

DERRAMAMENTO DE ÓLEO E PREVENÇÃO


DERRAMAMENTO DE ÓLEO E PREVENÇÃO

O custo ambiental, social e econômico de um derramamento de óleo é enorme.  Faz-se necessário que as empresas planejem cuidadosamente o grau de risco que tem nas atividades envolvendo o manuseio e transporte de óleo. Alguns acidentes podem afetar de modo relevante até mesmo empresas que não lidam com óleo, como é o caso das empresas que fornecem água para uso doméstico, pois caso elas sejam atingidas por algum tipo de derramamento, deveriam também estar preparadas para combatê-los.

É impossível não associar os graves acidentes como os do golfo do México e do Valdez no Alasca, com as respectivas empresas BP e Exxon. Recentemente, tivemos também no país o caso da Chevron na Bacia de Campos. Acidentes mais graves geralmente têm grande repercussão na mídia. Por outro lado, pequenos acidentes com derramamento de óleo acontecem no dia a dia de grande número de empresas e como estes acontecimentos ficam restritos aos ambientes internos das fábricas, acabam não tendo a devida repercussão. Não tem repercussão externa, mas sempre afetará o moral interno dos parceiros e colaboradores.

Dependendo do tipo de acidente com óleo, a situação se deteriora de modo exponencial. Conseqüentemente, o problema deve ser atacado imediatamente para poder mitigá-lo. Para isto é importante que a empresa esteja com o seu pessoal preparado e em condições materiais para poder atacar de frente o problema.

Desde uma oficina de manutenção de equipamentos e veículos, de um transporte de óleo diesel (como um caminhão ou ferrovia, por exemplo), de um estoque de combustível próximo a um porto e outras N situações específicas de cada empresa onde existam riscos pequenos ou grandes de acidentes, a necessidade de Kits emergenciais  e estoque de absorvente é imprescindível!!!!