Hydroclean

Blog

Destino ecológico para óleo lubrificante


Em tempos de discussão sobre o mau uso de recursos naturais limitados, conciliar o crescimento econômico e a adoção de práticas sustentáveis é uma necessidade. Nos segmentos industriais em que o uso de óleo lubrificante é comum, um dos grandes desafios é o correto descarte e reaproveitamento dessa substância. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria do Rerrefino de Óleos Minerais (Sindirrefino), aproximadamente 1,4 bilhão de óleo lubrificante é consumido no Brasil, enquanto apenas 405 milhões são coletados para reutilização.

Subproduto do petróleo, a substância é de difícil decomposição e, em contato com a água ou com o solo, pode provocar impactos muitas vezes irreparáveis. A boa notícia é que os efeitos nocivos podem ser minimizados e utilizando produtos sustentáveis. Capaz de sugar qualquer substância líquida que não se misture com a água, o Oil Sorb é uma alternativa ecológica para a correta limpeza em ambientes fabris.

De fácil manuseio e com absorção imediata, o produto criado pela empresa mineira Hydro Clean é o primeiro absorvente a utilizar matéria-prima inteiramente nacional. “Ao criar o produto, minha preocupação inicial era com desastres ambientais, mas depois percebi que o problema de óleo na água e em piso faz parte do dia a dia da maioria das indústrias e na execução de muitos serviços. Não existem indústrias sem máquinas e equipamentos e onde tem máquinas e equipamentos tem óleo”, explica o engenheiro químico e professor PhD Jader Martins.

Critérios para selecionar um bom absorvente de óleo e hidrocarbonetos

Seletividade. Deve ser hidrofóbico, ou seja, ter afinidade pelo óleo.

Grau de absorção. Capacidade de absorver uma quantidade superior a cinco vezes o peso do óleo; ou seja, 1 Kg de absorvente deve sorver, pelo menos, 5 Kg de óleo.

Flutuabilidade.  Quando usado para absorver o óleo na água, não pode afundar, de modo que seja facilmente retirado da superfície com uma rede, por exemplo.

Toxidez. O absorvente deve ser atóxico, tanto para o ser humano quanto para outros organismos vivos da natureza.

Velocidade de absorção. Capacidade de absorção imediata de substância oleaginosas.

Suportar condições adversas. Possibilidade de uso em ambientes ácidos, básicos e salinos.

Manuseio. Requer fácil aplicação.